Ads 468x60px

29 de setembro de 2008

F1 ,"uma caixinha de surpresas"

Parece que as frases mais manjadas do vocabulário futibolístico podem ser aplicadas também à Formula 1, sim porque a gente pode dizer muito bem que "treino é treino, jogo é jogo"; "o jogo só termina quando o juiz apita", enfim, o Grande Prêmio de Cingapura foi uma verdadeira caixinha de surpresas. Durante todos os treinos livres e no treino oficial parecia clara que a corrida seria um duelo particular entre Lewis Hamilton e Felipe Massa, os dois postulante ao título mundial. Mas já sabemos, treino é treino....
Alonso tinha se saído muito bem nos treinos livres,mas não foi tão bem no trieno classificatório e só conseguiu a 15 posição no grid, mas treino é treino...
As luzes vermelhas se apagaram e começou a primeira corrida noturna da história da Formula 1 e tudo parecia caminhar para o óbvio:Felipe Massa ,o poleposition abria uma vantagem pra Hamilton, que só depois de algumas voltas começava a ser ameaçado por Raikkonen. Até que Nelsinho Piquet encontrou o muro e provocou um safety car.
Quem ainda não tinha feito o pit stop entrou no boxe, alguns até antes da hora, com o pitlane fechado e receberam punição, o caso de Rosberg, que chegou a liderar a corrida e Kubica.Há algum tempo atrás eu achava que a Ferrari não errava nunca - bom era no tempo que o kimi estava na McLaren e eu via cada uma que acontecia com ele, mas deixa pra lá - mas esse ano a Ferrari já mostrou que tmbém sabe errar, e em momentos cruciais.
Os dois pilotos da equipe entraram juntos no boxe, Felipe primeiro, seguido por raikkonen.Felipe recebeu o sinal pra acelerar e lá se foi ele, com a mangueira de combustível e tudo e fazendo um strike nos mecânicos, e com isso atrasou também o pit stop do Kimi, que poderia até ter ganho a posição de Hamilton.
Alonso que não tinha nada a ver com a história, depois da punição de Kubica e Rosberg, e as parada de trulli e Glock, assumiu a liderança da corrida e venceu a priemira e provavelmente única esse ano.
Felipe Massa,que tinha voltada pra pista na 18 posição,ainda foi ultrapassado por Kubica, e tomou um drive throug, por sair do boxe de forma insegura, e depois de tudo isso ainda terminou a corrida em 13 lugar.
Raikkonen tinha voltado da primeira parada em 16 ,conseguiu recuperar algumas posições,e após a segunda parada estava em quinto lugar.Parecia que ele "salvaria "o dia,ou melhor a noite, da escuderia italiana, marcando 5 pontos e deixando a Ferrari em priemiro lugar na disputa de construtores,mas deu zebra, zebra e batida a quatro vltas do fim,e o Homem de Gelo completa a quarta corrida consecutiva sem pontuar, decima primeira sem vitória.
Entre mortos e feridos salvou-se Hamilton,que deve ter nascido com o ...o, bom com alguma parte do corpo virada pra lua porque vai ter sorte assim lá em casa viu!Hamilton meio que ficou na dele ,e terminou a corrida em terceiro lugar, marcou seis pontos e subiu mais um degrau na escada rumo ao título, e mesmo contra a minha vontade,eu tenho que admitir o cara já merece.
A não surpresa da noite ficou por conta da Barrichelo, que mais uma vez teve problemas com a sua Honda e nem chegou a completar a prova.
A noite foi boa pra alguns: Alonso dede ter saído de Cingapura pensando "quem é rei nunca perde a majestade"; Hamilton ainda mais líder, deve está contando nos dedos as horas pra ser campeão.
Pra outros nem tanto:Felipe Massa deve estar pensando "eu su brasileiro, não desisti nunca" e o Kimi, bom sem comentários.
Fernando Alonso saiu da decima quinta posição para a vitória,Felipe Massa da poleposition para um reslutado que o deixa mais longe do seu tão sonhado título mundial. É por isso que se diz que o "o jogo só acaba quando o juiz apita", portanto nada está decidido até a bandeirada final.

0 comentários: