O Grande Prêmio do Japão, na madrugada de sábado para domingo no Brasil, parece ter dado o rumo para o fim do campeonato. Depois do dilúvio do sábado, a corrida aconteceu com pista seca, o que deu completa tranquilidade aos carros da RBR, que largaram na frente e assim terminaram. No Japão, o Vettel, que já teve seus dias de moleque travesso, foi perfeito, e o seu sorriso no lugar mais alto do pódio brilhava com a certeza de que ele tem sim personalidade suficiente para buscar o título. Webber também fez uma corrida tranquila, e os pontos conquistados com o segundo lugar lhe deram ainda mais vantagem na ponta da tabela.
Quem tem muita sorte é o tal do espanhol, primeiro ganhou uma posição no grid por causa da punição do Hamilton, e depois Kubica, que estava em terceiro, abandonou, deixando para Alonso o lugar no pódio e os pontos que o colocam empatado em números de ponto com Vettel e a 14 do líder, definitivamente na disputa pelo campeonato.
As McLarens já ficaram mais distantes; pra mim uma delas teve um bom desempenho, a outra nem tanto. Button largou em quinto e manteve um bom ritmo de corrida; mesmo com pneus duros não deixou Alonso abrir muito e se manteve 1 s à frente de Lewis; chegou a liderar por algumas voltas com a estratégia de ficar mais tempo na pista, mas acabou perdendo a posição para o companheiro de equipe. Na volta dos boxes, com pneus novos e macios, voou na pista e tomou de volta a posição que perdeu para Hamilton.
Hamilton, por sua vez, teve uma atuação discretíssima; ainda conseguiu fazer a melhor volta da prova em algum momento, mas depois de perder a terceira marcha, ficou quieto em 5º lugar.
Os brasileiros não tiveram um dia feliz; Rubinho, apesar do bom treino não foi bem na corrida, foi ultrapassado por Hamilton na largada e por Kobayashi já quase no final da corrida. Di Grassi nem largou, Bruno Senna abandonou e Felipe Massa, o que dizer? Bateu feio na Force India de Liuzzi logo na largada e a largada foi o único momento do GP do Japão pra ele.
Mas a grande estrela do dia foi o japa Kamui Kobayashi; Koba não quis nem saber, foi pra cima de todo mundo que apareceu na sua frente: Alguersuari, Barrichello e Heidfeld nem tomaram conhecimento. Kobayashi chegou inclusive aos Tredding Topics world no twitter, durante a transmissão.
Com a atual classificação eu acho muito difícil algum tirar dos pilotos da RBR o título, ok o Alonso está por perto, mas a Ferrari não tem um carro nem igual ao da Red Bull e, teve muito mais sorte do que outra coisa para estar em segundo no campeonato. É mais provável que as coisas se resolvam mesmo entre Vettel e Webber. O australiano tem a vantagem dos pontos, o Sebi é o queridinho da equipe. Talvez o Webber mereça mais por ter cometido menos erros, mas o Vettel tem lidado muito bem com a pressão de ser o postulante a mais jovem campeão da F1, e além disso é muito mais bonito.

0 comentários:
Postar um comentário